clima

VÍDEO: rajadas de vento atingem 40km/h nesta segunda em Santa Maria

Michelli Taborda

A tarde desta segunda-feira deixou muita gente assustada em Santa Maria. Os fortes ventos que atingiram a cidade chegaram aos 40km/h, segundo a Sala de Situação do Governo do Estado (Sema). A atualização é das 16h.

Semana deve ser de calor intenso e pancadas de chuva em Santa Maria

Segundo o meteorologista Fernando Lopes, a ventania pode se intensificar ao longo dia, além de haver a possibilidade de pancadas de chuva durante esta tarde e à noite. O meteorologista avalia que a situação é resultado da nova linha de instabilidade que avança sobre o Rio Grande do Sul e deve seguir até o final desta semana.


A previsão é que as rajadas de vento possam chegar a 60km/h ainda nesta segunda, com chance de temporal em diferentes cidades da Região Central, como Restinga Sêca. Os dados da Redemet indicam um núcleo cobrindo o município, o que pode ser a chegada de chuvas mais intensas na região (veja na foto abaixo). 

Foto: Reprodução

A Defesa Civil já havia alertado, na manhã de hoje, sobre o risco de queda de granizo e temporal em todo o Estado. No comunicado, o órgão informava a possibilidade de ventos fortes em pontos isolados da Fronteira Oeste, Campanha, Centro e Sul do Estado para esta segunda.

A RGE Sul informou que cerca de 123 mil clientes da concessionária ficaram sem luz na Região Central, nos vales do Rio Pardo e Taquari e na Região Metropolitana. Em nota, a empresa informou já estar atuando no conserto da rede para restabelecer a energia nas residências afetadas pela ventania. Leia a nota na íntegra:

"Parte das áreas de concessão da RGE e RGE Sul foram atingidas por novos temporais na tarde desta segunda-feira, 17. Os fortes ventos, que em algumas regiões se aproximaram dos 100 km/h, causaram danos à rede elétrica das distribuidoras. Neste momento, as equipes ainda contabilizam os estragos, mas já trabalham, com todo o seu contingente, na recomposição da rede a fim de restabelecer a energia aos 123 mil clientes da RGE Sul e 73 mil clientes da RGE que estão desabastecidos. A área da RGE Sul foi a mais afetada, principalmente a Região Central, vales do Rio Pardo e Taquari e Região Metropolitana. Na RGE, os municípios da Região Metropolitana atendidos pela distribuidora foram os mais atingidos." 

Para informar quaisquer problemas na rede elétrica, os clientes podem registrar a situação online e por SMS para o número 28410 ou 0800 707 7272, informando o código do cliente. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Colisão no Centro de Santa Maria deixa uma ferida Anterior

Colisão no Centro de Santa Maria deixa uma ferida

Voluntária se destaca por orientar gestantes e mães de primeira viagem na Vila Maringá Próximo

Voluntária se destaca por orientar gestantes e mães de primeira viagem na Vila Maringá

Geral